terça-feira, 30 de novembro de 2021

A revolução das salas de cinema: novas tecnologias...


Publicado originalmente no site OFICINA DA NET, em 4 de março de 2017  


A revolução das salas de cinema: novas tecnologias a serviço do entretenimento 


Nada é passado despercebido quando o assunto é a tecnologia das salas do cinema – a tela sofreu diversas melhorias tecnológicas, sem falar do som e até das poltronas. Estratégia é atrair o público para as telonas cada vez mais. 


Por Daniele Rodrigues  

Nada é passado despercebido quando o assunto é a tecnologia das salas do cinema - a tela sofreu diversas melhorias tecnológicas, sem falar do som e até das poltronas. Estratégia é atrair o público para as telonas cada vez mais. 

Atraindo as melhores tecnologias para as salas de cinema do mundo, os cinemas brasileiros passaram por diversas mudanças para melhor quando o assunto é assistir a um filme na telona. Apesar de estar muitos anos na ativa no Brasil, muita gente ainda não conhece as diversas mudanças de salas de cinemas, que ficaram mais confortáveis e aconchegantes, além de interativas e até mesmo divertidas. Mas, será que vale o preço que se paga por todo esse entretenimento? 


A verdade é que o valor por pessoa para assistir a um filme aumentou muito com o passar dos anos, justamente pelas vastas opções de sala e para manter as melhorias no cinema, além de um valor já estar reservado para a cota dos filmes e produções. Porém, quanto mais VIP a sala de cinema é, melhor o tratamento e conforto, e também maior o preço que se paga por ela. A proposta da rede Cinemark é uma sala patrocinada por um banco conhecido onde apresenta poltronas reclináveis e confortáveis com um espaço bem maior que as demais - por isso, a sala VIP da rede com atendimento exclusivo proporciona a grande experiência da rede. 


Ainda falando sobre a rede, foi criada a sala D-Box, que nada mais é a poltrona se mexe em sincronia com a ação do filme. O espectador poderá se sentir realmente dentro do filme - é como um cinema que todos participam ativamente, sentindo as emoções, angústias e medos dos personagens dos filmes.

 

Telas de cinemas que são de encher os olhos 


Pode perceber: todas as vezes que lança um filme com uma grande bilheteria esperada, este filme será exibido somente em 3D. A tecnologia em 3D tomou totalmente conta das salas de cinema, pois agora os projetores digitais contam com seu armazenamento em Hds externos, não mais aquelas fitas em películas. 


O truque cerebral que a tecnologia 3D de cinemas proporciona é uma verdadeira ilusão cerebral: os olhos captam imagens de dois ângulos diferentes, e isso gera uma percepção de movimento com volume das imagens. 


Entre as novidades do mundo 3D, surgiu a tecnologia 4Dx, ou 4D Experience, através da rede Cinépolis, onde foi instalado no cinema JK Iguatemi pela primeira vez no Brasil. Além da imagem tridimensional, a sala insere o espectador diretamente no filme com direito à trepidações da cadeira, aceleração, luz, sensações, e muito mais - faz qualquer um se sentir em um parque de diversões. 


4DPorém, a tecnologia 4DX não é a mais famosa, e sim, a tecnologia IMAX, que também é o pioneiro em imagens ampliadas. Com quase 355 metros quadrados só de tela, as projeções com resoluções que chegam a 10.000 x 7.000 pixels levam ao público uma inacreditável experiência de imagem, além de ter vários alto-falantes espalhados pela sala e até mesmo atrás da tela. 


Como concorrente ao IMAX do Cinemark, a rede Cinépolis conta com a Macro XE, feita com projetores 4K e um som com 13 mil watts de potência. Já a sala XD, do Cinemark, é parecida na questão do som, com 12 mil watts de potência. 


Se você acha que as inovações nas telonas acabaram, essa tecnologia não para por aí. O cinema mudou, e você poderá sempre andar junto com ele com as novidades ao passar dos anos. 


Texto e imagens reproduzidos do site: oficinadanet.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário