quinta-feira, 11 de julho de 2013

A Revitalização do Cine Marrocos, na Cidade de Lages

O Cine Marrocos fechou as portas em 2009. Dois anos depois, volta à cena...

 Aberlardo Ataíde será um dos operadores do sistema de cinema 3D.


Cine Marrocos é reinaugurado e Lages tem a maior sala 3D do Brasil.

Lages, 9/08/2011, Correio Lageano por Ciça Ferreira e Suzane Faita
  
A maior sala de cinema 3D do Brasil, com 1.012 lugares. Além de uma novidade para os lageanos, é um orgulho para toda a Serra Catarinense. O Cine Marrocos, que fechou há dois anos, retorna com a missão de levar aos cinéfilos a modernidade da tecnologia em três dimensões.
  
Nesta sexta-feira (10), uma das salas de cinema mais antigas do estado reabre suas portas. O Cine Marrocos, que teve sua última sessão em 2009, volta a funcionar com uma novidade, a tecnologia 3D. O diretor da Arcoíris Cinemas, empresa proprietária do prédio, Mário Luiz dos Santos, afirma que é um privilégio ter essa tecnologia e poder disponibilizá-la para a Serra Catarinense. “Praticamente todos os cinemas deste tamanho foram fechados, por isso, entendemos que é uma oportunidade ímpar e um grande privilégio oferecer este espaço aos lageanos”.
  
Para Mário, quem conheceu o cinema e admirou o espaço, agora terá uma chance de relembrar os áureos tempos lá vividos. “Lages é a matriz da nossa organização, estamos muito felizes em reabrir o Marrocos”.


Já a lageana Camila Ferreira, que mora há pouco mais de três anos em Florianópolis, afirma que será ótimo para Lages contar com um espaço que ofereça essa tecnologia. “Eu assisti Avatar em 3D. Foi incrível. A sensação é de estar dentro do filme, ao lado dos personagens”.
  
Processo de tombamento pode durar 20 anos
  
O prédio do Cine Marrocos, construído em 1967, está em processo de tombamento desde 1998.  Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a decisão sobre o Cine Marrocos ser patrimônio histórico estadual ou não, pode demorar até 20 anos, e ainda pode ser indeferido.
  
O processo, de acordo com o Iphan, segue curso normal, e nesse período não pode ser feita nenhuma alteração no prédio, como reforma ou pintura. Os 1.650 metros quadrados de área construída do cinema teve seu auge no passado, quando exibia sessões aos domingos para mais de 500 pessoas.

Com uma arquitetura admirável, o Marrocos foi construído pelo renomado arquiteto Rubens Maister, o mesmo que projetou o famoso Teatro Guaíra de Curitiba. Além do tamanho da sala, há outros destaques que chamam a atenção para esta sala de cinema, como o charme e o glamour que a transformaram numa referência de cultura para a sétima arte.

O último filme exibido foi numa quinta-feira, 30 de janeiro de 2009. O filme reproduzido para sete pessoas, foi Sete Vidas, de Will Smith. Mas o Marrocos também foi notícia em outras ocasiões, como em 1998, quando a estreia de Titanic lotou as poltronas.
  
Rubens Meister

O arquiteto paulista que idealizou o Cine Marrocos, ajudou a formar boa parte da paisagem urbana de Curitiba nos anos 1950 e 1960. O Teatro Guaíra é a obra mais emblemática do arquiteto e também o Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná.
  
Rubens morreu aos 87 anos, exatamente seis meses depois do cinema de Lages ser fechado: 30 de julho de 2009. Seu corpo está sepultado no Cemitério Luterano, no Alto da Glória, em Curitiba. Miester nasceu em Botucatu, no interior de São Paulo, em 1922.

O que, afinal, é imagem 3D?

Imagens em 3D são aquelas de duas dimensões elaboradas de forma a proporcionarem a ilusão de terem três dimensões. Na realidade, qualquer representação gráfica de um objeto apresenta-se com duas dimensões - 2D (altura e largura), mas com a utilização dos óculos especiais, que transmitem uma imagem diferente para cada olho, o cérebro funde as duas imagens em apenas uma e, nesse processo, obtém informações quanto à profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos, gerando uma ilusão de visão em 3D.
  
Outros filmes em 3D
  
Além do Kung Fu Panda 2, outros títulos estão programados para exibição do Cine Marrocos, em 3D: Carros 2, Transformers 3 e Harry Portter - As Relíquias da Morte. No caso de Carros 2, a expectativa é boa, já que o primeiro filme foi assistido e caiu no gosto do público infantil e até adulto.
  
Na história, o mundo todo se transforma numa pista de corrida quando o superastro Relâmpago McQueen volta à ação, com seu melhor amigo Mate, para reunir os melhores e mais velozes do planeta neste novo capítulo eletrizante da saga de Carros.
  
Mate e McQueen precisarão de seus passaportes ao se verem em um mundo de intrigas, emoção e cômicas fugas aceleradas ao redor do planeta. Carros 2 está sendo dirigido por Brad Lewis, produtor do filme ganhador do Oscar, Ratatouille.

Fotos de texto reproduzidos do site: clmais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário