domingo, 2 de novembro de 2014

Ivo Raposo e o seu Cine Centímetro
























Cines Centímetro e Milímetro. 
Espaços Culturais - Valença

Cinéfilo de carteirinha, o ex-delegado Ivo Raposo resolveu transformar a sua casa em Conservatória em cinema. Nascido na Tijuca, no Rio, e frequentador assíduo do antigo Cine Metro, Ivo conseguiu resgatar peças originais da famosa sala, destinadas a virar sucata após seu fechamento, em 1971. “Guardei poltronas, lustres, tapetes e projetores autênticos. Como não tinha verba para fazer um novo Metro, construí um Milímetro na minha sala para exibir filmes para a família e amigos”, explica ele.

Depois do Milímetro, Ivo resolveu expandir o espetáculo para o quintal de sua propriedade e, em 2005, inaugurou o Cine Centímetro, uma réplica fiel de 60 lugares do Metro. “Não podia guardar todo esse patrimônio histórico só para mim. Decidi abrir as portas para outros amantes do cinema como eu", conta o cinéfilo. “A coisa ficou tão grande que hoje não sei dizer se tenho uma casa com um cinema ou um cinema com uma casa", completa.

Durante a adolescência e a juventude, Ivo foi projecionista de um pequeno cinema na Tijuca. Apesar de ter seguido carreira na polícia, a telona nunca deixou de povoar seu imaginário. Ivo criou também um festival de cinema em Conservatória. Assim, surgiu o Cine Música, mostra que, desde 2007, reúne filmes, música e gastronomia na cidade da seresta. O ex-delegado também promove sessões demonstrativas para os hóspedes dos hotéis de Valença.

SERVIÇO
Endereço: Rua José Ferreira Borges, 205, Parque Veneza - Conservatória
Telefone: (24) 2438-1815
Email: ivorapososter@gmail.com
Site: http://www.conservatoria.com.br/cinemacentimetro/


Texto reproduzido do site: mapadecultura.rj.gov.br


Fotos: Google e Isabela Kassow/Diadorim Ideias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário