sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Regilson Cavalcante e seu cineminha, no município de Remígio/PB.


 Regilson Cavalcante manuseia antigas películas utilizadas no cinema. 
Foto: Kleide Teixeira/Reprodução.


O cinema passou por reformas e recebeu novos equipamentos. 
Foto: Reprodução.

Publicado originalmente no site Conexão Boas Notícias, em 31 de julho de 2017.

Mecânico da cidade de Remígio mantém único cinema de rua do Nordeste

Por Marcella Machado 

Na sala escura, sentados em poltronas confortáveis, o público assiste aos mais recentes lançamentos do cinema. Do lado de fora, no lugar da agitação do shopping, a cidade circula. O Cine RT, em Remígio, na região do Curimataú da Paraíba, é o único cinema de rua do Nordeste em funcionamento.

A casa, antiga sede do Cine São José, fruto do sonho do mecânico Regilson Cavalcante. “Quando criança frequentei esse espaço. Achava maravilhoso assistir, ver aquela tela enorme, saber de onde davam vida àquela projeção e até achava interessante o barulho do projetor”, contou.

O menino que retirava do lixo restos de película para fazer o seu próprio cinema, com o tempo, viu a brincadeira se transformar em negócio. “Eu pegava essas películas, colocava numa caixa de sapatos adaptada com lâmpada e lente e as projetava nas fraldas de pano dos meus irmãos, que eram bem branquinhas, davam uma ótima tela”, relembrou.

Com muito esforço, Regilson Cavalcante alugou o prédio do antigo Cine São José dos herdeiros, reformou o espaço e rodou a Paraíba e estados vizinhos para conseguir as peças e colocar o cinema em funcionamento, ainda com equipamentos analógicos.

O Cine RT foi inaugurado em 12 de fevereiro de 2012. O nome da casa é formado pelas inicias de Regilson e da esposa Thamires. O mecânico mantém o espaço com a oficina que construiu próximo ao cinema e com os rendimentos da bilheteria.

Os poucos anos em cartaz tornam o lugar ainda uma novidade. “As pessoas ainda estão se acostumando com a ideia. Foi um longo tempo do cinema parado. Mas hoje nós já contamos com um bom público e das cidades vizinhas também”, comentou o dono.

Bomboniere, bilheteria, espaço para mais de 90 pessoas, som e imagem digitais. A parte interna do prédio dos anos de 1960 revela um espaço moderno como os das salas dos grandes centros. “Tenho o único cinema de rua da Paraíba, e com programação de shopping”, comemorou Regilson Cavalcante.

Serviço
Endereço: Rua Flavio Ribeiro Coutinho, nº 30, Remígio – Paraíba
Funcionamento: das 13h às 21h
Contato: (83) 9 9971-5683
Facebook: https://www.facebook.com/CineRt.Remigio/
Com informações: O Globo.

Texto e imagens reproduzidos do site: conexaoboasnoticias.com.br
------------------------------------------------------------------
Veja + sobre o Cine RT, clicando o link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário