Fotos: UCI/Divulgação e Thiago Schumacher
Publicado originalmente no site CINE CINEMANIA, em 29 de abril de 2018
Sala XPLUS Recife: A ultima geração em som e imagem
Inaugurou no Recife, na última quinta-feira 06/04, a
novíssima SALA XPLUS da rede UCI que chega ao complexo UCI KINOPLEX TACARUNA,
atualizando o multiplex que está prestes a completar 20 anos de atividade.
Com a mais moderna tecnologia em som e projeção, a empreitada
abre com a exibição do longa Vingadores: Guerra Infinita, que usa e abusa dos
dotes dos sistemas instalados no multiplex que há tempos pedia por uma reforma.
Apesar das outras salas do UCI KINOPLEX TACARUNA continuarem
inalteradas, a reforma também inaugurou a nova SALA 9, em formato estádio com
som 7.1 e projeção 4K.
O CINE CINE MANIA esteve na sessão numero 1 e faz um
relatório completo de todos os aspectos deste presente ao cinéfilo recifense;
confira!
1 – Reforma física do multiplex e anexo.
No salão principal, a primeira mudança a chamar a atenção do
frequentador é o novo logo com luzes neon, anunciando a sala XPLUS LASER. Ao
lado, três telões compostos de painéis de LED foram organizados em posição
vertical, mas não estavam funcionando adequadamente ainda.
Ao lado direito da bomboniere, um corredor inédito marcava
caminho até uma escada rodeada de luzes neon. A novidade já era suficiente para
despertar curiosidade dos frequentadores no local.
Uma vez liberado o acesso à imprensa, o longo corredor
revestido de teto preto e poucas luzes, dava acesso a uma outra bomboniere –
menor – e a uma curva que revelava um
banheiro e à sala 9, ambos à esquerda. Em frente, a entrada da sala 10.
O local ainda possuía marcas de acabamento, como resina no
chão. O banheiro é grande o suficiente e semelhante aos dos outros multiplexes
da rede UCI Kinoplex.
2 – SALA XPLUS: Primeiras impressões.
Uma vez cruzando as portas da tão aguardada sala, o corredor
dobra-se à esquerda revelando outro longo corredor que – novamente – dobrava-se
à direita. Cruzado o labirinto de corredores revelou-se a gigantesca sala cheia
de luzes neon azul em todas as caixas de som suspensas no teto e na parede.
A entrada da sala desagua exatamente na metade do ambiente,
podendo o espectador ocupar a parte superior, das cadeiras super seats, ou
descer as escadarias para a parte frontal da plateia.
Ao descer para o piso inferior, de frente à tela, era
possível ter real visão da magnitude do local. É fácil sentir-se uma
formiguinha lá em baixo.
As escadarias cortam tanto pela lateral, quanto pelo meio da
plateia. Um aspecto notado por um dos jornalistas presentes era a intensidade
do LED de indicação nos degraus. Muito forte.
As poltronas super seats impressionam, porém, era difícil
manter o assento firme para trás, como se o peso da pessoa não fosse suficiente
para o fazê-lo. Provavelmente por serem novas e precisarem ‘amaciar’, talvez.
De toda forma, muito bem escolhidas.
Um ponto que julgo como não tão bom, é uma medida adotada
também por outras redes em suas salas: não há uma ‘sala de projeção’, mas sim,
uma cabine (literalmente) que ocupa parte de trás da sala, sendo o sistema de
projeção acessado diretamente dentro da sala de exibição. Os amplificadores de
áudio ficam em um compartimento em baixo da tela, trancados.
Tudo é muito discreto e encaixa-se no contexto do ambiente,
porém, os espectadores que sentarem-se no ‘fundão’, ao lado da cabine de
projeção não serão capaz de ouvir os canais surround que estão do outro lado da
sala. Aparentemente, a tática é eficaz no ponto financeiro e deverá continuar
sendo implementada Brasil afora.
3- SISTEMA DE SOM:
DOLBY ATMOS e caixas acústicas.
A grande atração da sala XPLUS é o sistema de som de última
geração. O DOLBY ATMOS pega o tradicional 7.1 (padrão dos cinemas atuais) e
adiciona mais quatro canais superiores no teto, seguidos de 4 subwoofers, que
também ficam suspensos.
Os audiófilos ficarão surpresos com a criteriosa instalação
que a DOLBY exige. Cada caixa de som individual tem um ângulo que deve ser
obedecido e um foco no auditório. Diferente do sistema 7.1, os canais surround
no ATMOS cobrem ‘áreas’ do cinema com o objetivo de poder posicionar ‘objetos
sonoros’ em cada uma das ‘áreas’ delimitadas pelo sistema.
Cada caixa de som instalada em fila, no teto, aponta para
diferentes posições, seguindo um leve giro em cada uma delas, que dessa forma
cobre uma ‘área’ específica também, assim como as das paredes. De acordo com a
própria DOLBY, cada uma delas deve ter a capacidade de gerar uma intensidade
sonora de 99db.
Os subwoofers também chamam atenção. Pelo fato do número de
surrounds ser maior que o de canais frontais, o reforço nos graves também é
necessário. A DOLBY exige que as caixas de grave sejam capaz de produzir ondas
de 40Hz até 120Hz.
Nos canais frontais, nada mudou. Temos os canais
direito/esquerdo, central e subwoofers. Em cinemas excepcionalmente largos, a
DOLBY exige a inclusão de mais dois canais complementares direito e esquerdo,
para suprir a lacuna na distância entre eles.
A marca utilizada pela UCI desta vez é a HOT SOUND, empresa
nacional do ramo de som profissional. A empresa possui um website com poucas
informações sobre seus produtos, mas podemos observar que os subwoofers
surround de trás utilizam um alto falante de 18 polegadas, enquanto que os
subwoofers surround frontais utilizam dois alto falantes de 18 em cada caixa.
As caixas surround devem, pelo tamanho, utilizar um driver de titânio e um alto
falante de 10 polegadas em cada.
Não há, porém, como prever o material posicionado atrás da
tela.
A qualidade do áudio estava digna de cinema. Som claro, com
diálogos limpos e explosões fortes com graves profundos. É muito bom ver um
produto nacional equipando salas tecnológicas de cinema. No entanto, na sala
XPLUS do UCI Jardim Sul em São Paulo, a rede de cinemas utilizou a marca de
áudio americana Q.S.C. para sonorizar o auditório.
4- PROJEÇÃO À LASER: A NOVA GERAÇÃO
Outra novidade bombástica deste empreendimento é a nova
projeção à LASER. O que significa que o projetor não mais usa a tradicional
lâmpada XENON para criar luz, mas sim, feixes de laser que, quando combinados,
produzem a imagem.
As cores primárias necessárias para criar a luz branca são;
vermelho, azul e verde (não amarelo). Um projetor ‘normal’, utilizando lâmpada
XENON, produz a luz branca, mas que desse passa por um difusor óptico que
quebra essa luz branca em vermelho, azul e verde. Isso significa que uma boa
quantidade de luz é ‘desperdiçada’. Por outro lado, na nova projeção são usados
lasers que já criam as cores primárias, demandando menos energia e
desperdiçando menos luz.
Assim, uma lâmpada XENON de 300W pode ser comparada a um
sistema laser de apenas 100W.
Já que mais energia é convertida em luz, a imagem torna-se
muito mais nítida e clara. Além de que as cores ficam mais vivas e sólidas.
Outro fator importante, é que as lâmpadas tradicionais vão ficando claras e
morrendo aos poucos com os anos, enquanto que o laser, não.
Na sala XPLUS, a tecnologia usada foi a REAL D.
Com óculos leves que não incomodavam, o filme dos Vingadores
mostrava-se bem nítido, porém, com uma leve sombra na legenda. Provavelmente
devido aos ajustes iniciais.
A projeção a laser não é uma revolução, mas sim uma evolução
do já conhecido projetor 4K.
A marca do projetor, no entanto, não foi mencionada, mas
suspeitamos que seja da BARCO.
Por fim, o tamanho da tela não impressiona tanto. Não é de
parede a parede, sendo menor que da sala IMAX. De toda forma, é enorme e possui
o mais avançado sistema de projeção disponível.
5- VALE A PENA?
Sim! Vale muito a pena.
A SALA XPLUS é uma das mais modernas no Brasil, e a primeira
com tecnologia laser a ser instalada fora do Rio e São Paulo.
O som DOLBY ATMOS é o ponto mais alto e merece ser
explorado.
A projeção a laser impressiona, mas acostuma fácil aos
olhos.
A arquitetura da sala é futurística e arrojada.
As poltronas são excelentes e valem o dinheiro pago, sendo
que precisarão de um tempo para ‘amaciarem’.
No mais, o empreendimento é um upgrade sem precedentes ao
UCI Kinoplex Tacaruna, e como a novidade irá atrair muita gente da cidade toda,
é importante que a exibidora concilie as cópias dubladas com as legendadas,
especialmente na XPLUS.
SERVIÇO
UCI Kinoplex Tacaruna
Endereço: Av. Governador Agamenom Magalhães, 153 – Santo
Amaro, Recife – PE, 50110-000
Telefone: (81) 3207-0000
PREÇOS
XPLUS 2D
Segunda Mania: 17,00 (2ª feiras – exceto feriado e véspera
de feriado)
2ª e 3ª: R$ 30,00 (inteira)
4ª: R$ 28,00 (inteira) *exceto sessões de pré-lançamento
5ª, 6ª, Sábado, Domingo, Feriado e véspera de feriado: R$
31,00 (inteira)
Ticket Família: R$ 70,00 (2 adultos + 2 crianças até 12
anos)
Adicional assentos SuperSeat: R$ 2,00 (inteira) – exceto
Ticket Família
XPLUS 3D
Segunda Mania: 19,00 (2ª feiras – exceto feriado e véspera
de feriado)
2ª, 3ª: R$ 34,00 (inteira)
4ª: R$ 32,00 *exceto sessões de pré-lançamento
5ª, 6ª, Sábado, Domingo, Feriado e véspera de feriado: R$
36,00 (inteira)
Ticket Família: R$ 81,00 (2 adultos + 2 crianças até 12
anos)
Adicional assentos SuperSeat: R$ 2,00 (inteira) – exceto
Ticket Família
Texto e imagens reproduzidos do site: cinecinemania.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário