domingo, 18 de fevereiro de 2024

Cine Penedo reabre após mais de 40 anos...



Cine Penedo - 40 anos fechado - Foto: Reprodução

Publicação compartilhada do site GAZETAWEB, de 13 de novembro de 2023 

Cine Penedo reabre após mais de 40 anos; relembre a história do local

Reinauguração ocorre nesta segunda-feira (13), durante o 13º Circuito Penedo de Cinema; Ufal promete movimentar o local

Por Igor Lima

Eram 630 lugares, uma tela 10x5 e duas máquinas alemãs da marca Bauer para projeção. Na época, o local era referência no ramo cinematográfico de Alagoas e até do País. Fundado em 1958, o Cine Penedo, que inicialmente se chamava Cinema São Francisco, exibiu filmes até o seu fechamento, na década de 1980. Agora, 40 anos depois, o local será reaberto como um espaço cultural administrado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A inauguração integra a abertura da 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que ocorre entre 13 e 19 de novembro, na cidade ribeirinha.

Com mais de três décadas em atividade, a programação era simples: duas sessões durante a semana e três no fim de semana. Segundo José Luís Passos, ex-operador cinematográfico do Cine Penedo, ‘’o domingo era um dia clássico, só exibia CinemaScope, que era tela grande’’. José Passos trabalhou no Cine Penedo por três anos e entendia tanto das máquinas de projeção holandesas, da época do Cinema São Francisco, quanto das alemãs, adquiridas pelo segundo proprietário do cinema, Odijas Gomes de Souza.

Após a exibição do último filme, em meados da década de 80, o prédio do cinema foi abandonado até ser adquirido pelo Iphan- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, sendo cedido à UFAL, que planejava estimular a produção audiovisual na cidade. Depois do fechamento do cinema, todo o maquinário foi doado para a Fundação Casa de Penedo, um museu que preserva a história da cidade ribeirinha e de seus habitantes. A Fundação possui um acervo de diversos itens mobiliários, estatuários, iconográficos e outros objetos que representam a cultura de Penedo.

Em 2020, através de um analista do banco BNDES, foi confirmada a aprovação da instituição federal para patrocinar a restauração do Cine Penedo. Agora, na divulgação do 13° Circuito Penedo de Cinema, foi revelada a data para o grande retorno deste espaço cultural histórico: 13 de novembro de 2023.

REDE DE CIDADES CRIATIVAS

No dia 31 de outubro deste ano, a cidade de Penedo entrou na Rede de Cidades Criativas da Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sérgio Onofre, coordenador geral do Circuito Penedo de Cinema lembra das mais diversas instituições que atuaram para a aquisição deste selo de reconhecimento mundial:

"Houve todo um esforço de várias pessoas, de várias instituições, da prefeitura, das secretarias, etc.’’. Sérgio também vê essa vitória como mais uma responsabilidade da cidade. "Esse selo, além de um reconhecimento, traz uma carga de responsabilidade e de comprometimento muito grande, porque além de mostrar o que a cidade tinha no ato de inscrição, nós apresentamos o que é que nós estávamos propondo para o futuro, em relação às artes criativas".

A reinauguração faz parte da 13ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que teve início no próprio Cine Penedo, com cerimônia seguida pela exibição do longa-metragem “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho. Essa reinauguração é um marco histórico na cidade e no Estado, e contará com a visita de diversos artistas durante todo o circuito, como Camila Morgado (Olga), Antônio Pitanga (O Pagador de Promessas), Buda Lira (Cangaço Novo), Ângelo Fernandes (Mussum), Danny Barbosa (Bacurau), entre outros.

Além da sala totalmente revitalizada, com 144 cadeiras e uma tela de 8x5 metros, a reabertura do Cine Penedo promete trazer novidades no campo de ensino das artes. A promessa é apresentar uma nova escola de cinema, música e artes em geral, que funcionará nos prédios adjacentes ao cinema.

* Estagiário sob supervisão da editoria de Cultura

Texto e imagens reproduzidos do site: www gazetaweb com

Nenhum comentário:

Postar um comentário