segunda-feira, 22 de julho de 2019

Cine Brasil um cinema vítima da pirataria


Publicado originalmente no site Overmundo, em 28/10/2007

Cine Brasil um cinema vítima da pirataria

Por Humberto Oliveira (jornalista e cinéfilo)

Cartaz indica a data da última sessão

Hoje à tarde quando vinha para o trabalho vi uma placa que colocaram no Cine Brasil dizendo “PIRATARIA FECHA CINEMA”. E como ficam os funcionários e aquelas pessoas que não têm como pagar R$ 12,00 por um ingresso no Cine Rio ou Cine Veneza?

O que eles farão a partir do fechamento do Cine Brasil para assistir a um filme? Resposta simples, direta e objetiva – Vão apelar para os filmes piratas que a cada dia proliferam em Porto Velho, no Brasil e no mundo. O que não deixa de ser uma ironia. Faz lembrar os versos de Augusto dos Anjos “a mão que afaga é a mesma que apedreja...”.
No mesmo cartaz também diz que a última sessão acontece dia 30 de outubro quando o Cine Brasil fecha suas portas definitivamente deixando órfãos inúmeras fãs de cinema que por ali passaram durante todos esses anos de sua existência.

O projetor do Cine Brasil se calará para sempre deixando o vazio como lembrança no projecionista e na cabine. Nunca mais aquele brilho de sonhos na sua tela. Nunca mais o entra e sai de espectadores. Nunca mais dois ou três filmes em cartaz, para alegria dos espectadores. Nunca meia para todos em todas as sessões. Nunca mais Cine Brasil.

É triste, mas é verdade. O Cine Brasil merece uma epígrafe - “AQUI JAZ O CINE BRASIL, POIS APESAR DO NOME QUE MUITO LHE PESOU, ACABOU VÍTIMA DA PIRATARIA, DO DESCASO E DA OMISSÃO”.

A sétima arte como é chamado o cinema, desde a sua criação sempre precisou se reinventar para continuar existindo. E isso nunca foi nada fácil. Se até os pais franceses do Cinema, os irmãos Lumiére diziam que o “cinema não tem futuro, pois não passa de uma curiosidade de feira”. Ainda bem que eles estavam enganados.

Primeiro foi à passagem do cinema mudo para o sonoro, cuja transição destruiu carreiras e consolidou outras. Nos anos cinqüenta viria o fenômeno de massa chamado televisão e com isso o público não precisa sair de casa para assistir a um filme.

No entanto os “gênios do sistema” como mágicos sempre a postos tinham um às na manga como o Cinemascope, o cinema em 3D entre outras invenções capazes de atrair o público para as salas de cinema que diminuíam gradativamente causando assim desemprego.

O cinema, como todos sabem, é uma indústria que depende não apenas de astros, estrelas e diretores, mas de técnicos, extras, roteiristas, figurantes, e claro salas para exibição dos filmes.

Apesar de arrecadar milhões, isso não é garantia de que uma sala de exibição, grande ou pequena, consiga sobreviver sem espectadores. Muitos cinemas em todo o Brasil acabaram sendo transformados em igrejas evangélicas. No entanto existe agora um perigo maior. A pirataria que acaba de fazer mais uma vítima, no caso, o Cine Brasil; e vitimando seus funcionários e a população.

Texto e imagem reproduzidos do site: overmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário